Dia das das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé é lembrado pela Câmara de Jequié

Moção de Aplausos foi apresentada por Ramon. Foto: Emanuel Jr.

A Câmara Municipal de Jequié fez inserir na ata dos seus trabalhos de terça-feira (21) de março de 2023, Moção de Aplausos pelo Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, celebrado nesta data. A iniciativa partiu do vereador Ramon Fernandes, tendo destacado a importância da boa convivência que a nação deve sempre nutri, com respeito as escolhas religiosas de cada um.

O candomblé surgiu no continente africano, na região onde hoje se situa a República Federal da Nigéria, e acompanhou as inúmeras levas de escravos que aportaram o solo brasileiro no século XVI.

Proibida e discriminada por séculos, com seus praticantes tendo sofrido prisões e perseguições, a religião fez uso do sincretismo como forma de legitimação, associando os orixás aos santos católicos.

Cada um dos orixás possui características e preferências específicas, como danças, comidas, cores, instrumentos e saudações. Os rituais são vivenciados em locais conhecidos como terreiros, casas ou roças.

A liderança de cada um dos locais pode ser matriarcal, com a figura das ialorixás (ou mães de santo), ou patriarcal, onde exercem a liderança os babalorixás (ou pais de santo). Há ainda os locais de prática que admitem liderança mista.

A data escolhida para a comemoração – 21 de março – é também Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) tendo como referência o episódio que ficou conhecido como ”Massacre de Shaperville”, em 1960 na África do Sul.