Deputado bolsonarista diz que estudantes merecem ”morrer queimados” por protesto a favor de Lula

Deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PL). Foto: Reprodução

O deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PL) afirmou, em uma transmissão na internet,  que estudantes de universidades federais merecem ser ”queimados vivos”. A declaração aconteceu na última quinta-feira (20), quando o parlamentar criticava alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que protestaram contra o corte de verbas nas instituições de ensino superior.

”Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos [sic]. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que em grana merecem”, afirmou o deputado.

O parlamentar vociferou ainda que os estudantes são a ”escória do mundo” e que merecem viver no lixo. As declarações de Nunes foram feitas dez dias após os estudantes da UFSM se reunirem na sede da universidade para protestar contra os cortes orçamentários. Durante o ato, no entanto, alguns alunos se manifestaram a favor da candidatura do ex-presidente Lula (PT).

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, usou as redes sociais para repudiar as declarações do parlamentar e defender os estudantes da instituição. O professor classificou as afirmações de Nunes como um ”injusto e covarde ataque à UFSM, atingindo o conjunto de estudantes da universidade”.

”Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto. E que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance. É um ataque arrogante, carregado de ódio, sem nenhum sentimento humano. Propositadamente ataca a instituição, seus servidores, gestores e seus estudantes sem nenhum conhecimento de causa”, afirmou Burmann em vídeo no Instagram.

A bancada do PSOL informou que vai denunciar o parlamentar no Ministério Público e no Conselho de Ética da Câmara, por quebra de decoro parlamentar.