Confira o Balanço da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia dos dois primeiros dias de Carnaval

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) montou para o período do Carnaval um esquema especial para garantir o atendimento nos hospitais, em caso de necessidade. Foram reforçados plantões em hospitais da capital e do interior. Desde a abertura oficial do Carnaval, na quinta-feira, até às 7h deste sábado (18), foram registradas 15 ocorrências nos circuitos da folia que precisaram ser encaminhadas para hospitais. Destas, 13 foram na sexta-feira e 2 no sábado. Os pacientes foram encaminhados para o HGE, que recebeu 13 pessoas, e para o Hospital do Subúrbio, para onde foram levadas os outros dois pacientes.

Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE possui o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, e transforma o estacionamento coberto da unidade em uma imensa emergência hospitalar.

Além do reforço nos plantões a Sesab fez a instalação de três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos, campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue.

Testagem IST 

Nos dois primeiros dias do carnaval, em Salvador foram realizados 457 testes de Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Do total nove foram positivos para HIV, 52 para Sífilis e três confirmações de hepatite C. Todos os casos receberam encaminhamento para tratamento. Em Porto de Seguro foram realizados 122 testes, com um caso positivo para HIV e cinco para sífilis.

O trabalho de prevenção também está sendo feito com campanha para incentivar os foliões utilizarem os serviços de orientação e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites (B e C) e, principalmente, utilizar preservativos.

Violência contra a mulher 

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe mulheres, adolescentes e trans a partir de 12 anos expostas a situações de abusos e violência sexual. Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, de prontidão 24 horas, todos os dias do Carnaval. Não foram registradas ocorrências provenientes do circuito da festa nestes primeiros dias.

Hemoba no Carnaval 

Com o slogan ”Chame gente. A Hemoba precisa de todos”, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para o Carnaval de 2023 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. Nos dois primeiros dias de Carnaval, 896 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 691 bolsas de sangue e 13 cadastros de Medula Óssea. Os números ainda são parciais e podem sofrer alteração.