Com a frase, ”Prego batido e ponta virada”, Zé Cocá confirma pré-candidatura à prefeitura de Jequié

Zé Cocá confirmou o que era esperado nos meios políticos

Fim do mistério. O que era esperado nos meios políticos de Jequié se consumou na manhã desta sexta-feira (31). O deputado estadual Zé Cocá confirmou o que já se sabia nos bastidores da política e reuniões do seu grupo político, ao confirmar que será candidato a prefeito de Jequié nas eleições de outubro.

Em entrevista na manhã de hoje ao jornalista Souza Andrade, da Rádio Jequié FM, Cocá não escondeu o desejo antigo de comandar o município. Com a frase ”Prego batido e ponta virada”, o deputado mais votado nas eleições de 2018 em Jequié quebrou o silêncio e confirmou que estará no páreo em outubro. ”A gente teve uma conversa antes de ontem em Salvador, com algumas pessoas e acabamos tendo uma definição de que Zé Cocá será pré-candidato a prefeito pelo PP. A população tem pedido isso e tem momentos da vida que você não tem como voltar atrás. Em todas as avaliações que a gente faz, o desejo das pessoas é esse e Jequié tem passado por momentos ruins por falta de gestão”, afirmou Cocá, que não perdeu a oportunidade de alfinetar a gestão do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB).

Ladeado pelo atual vice-prefeito de Jequié, Hassan Youssef (PTB), que é rompido politicamente com o prefeito, Cocá fez elogios a Youssef, que é cunhado do deputado federal e seu ex-aliado Antônio Brito (PSD). Inclusive, Hassan, que é cotado para integrar a majoritária que será encabeçada por Zé, na condição de vice, era cogitado como possível candidato de consenso da base do governador Rui Costa (PT). Contudo, nos meios políticos, e até no grupo do qual faz parte os comentários são de que Hassan não tem a mesma musculatura que Cocá para ser cabeça de chapa.

Ex-prefeito de Lafaiete Coutinho por dois mandatos, município com cerca de 04 mil habitantes, Cocá diz sofrer críticas de opositores por ter sido prefeito de uma cidade pequena, mas afirma ter feito o diferencial na gestão pública, com aprovação de mais de 90% da população, tendo sido reeleito como candidato único nas eleições de 2012. ”Todos os dias estão arrumando o defeito pra mim. Vejo a oposição batendo manhã, tarde e noite, dizendo que fui prefeito de cidade pequena. E tem prefeito que nunca foi nada e é considerado experiente. Fui prefeito e fiz o diferencial”, disse ele, autointitulando-se experiente.

O agora pré-candidato falou em buscar a recuperação da capacidade de investimento do município, caso seja eleito, a partir de medidas austeras no trato com o dinheiro público, destacando a importância da revisão de valores de contratos e empenho para aumentar a arrecadação local.

Cocá citou na entrevista o deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), ferrenho opositor do governador Rui Costa, mas que deverá marchar com o candidato apoiado pelo petista na Cidade Sol. Por fim, derramou-se em elogios a primeira-dama do Estado, Aline Fernanda Peixoto, de quem se tornou próximo depois de eleito deputado e ganhou o aval da mesma para entrar na disputa sucessória 2020.

Aproveitou para alfinetar o deputado Antônio Brito, que defende a pré-candidatura do diretor da Santa Casa de Saúde, Alexandre Youssef, pelo PSD, a prefeito de Jequié. Acusou Brito e o seu grupo de bater nas redes sociais em Aline Peixoto e no governador. ”Deputado, tenha noção, não sei se o senhor está fazendo política com raiva, mas vamos parar com essa babaquice”, bradou. *Nota original do Blog Marcos Frahm