Cepa indiana não chegou na Bahia, mas pode chegar, diz o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas

Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Foto: Sesab

Motivo de preocupação em todo o mundo, a cepa indiana, variante do novo coronavírus, não foi detectada até o momento na Bahia. Contudo, o estado está em alerta sobre essa nova mutação do vírus que provoca a Covid-19.

Em comunicado à imprensa nesta quinta-feira (27), o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, sinalizou que a propagação da cepa continua crescente.

”Não temos ainda a nidificação, até o presente momento, mas não é garantia de que não virá. Já há relatos de prováveis entradas em outros estados, que tão sendo investigadas”, disse.

De acordo com ele, apesar de ser difícil evitar a entrada da cepa indiana na Bahia, é possível traçar estratégias para retardar o contágio. ”Infelizmente, o planeta hoje é global, não tem como fechar. Ainda mais em um país como o Brasil, com múltiplas entradas e fronteiras não monitoradas. O que a gente deveria fazer é tentar conter o vírus nos locais onde forem evidenciadas suas aparições, com isso a gente retarda a transmissão deles”.

Segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), a variante indiana provoca maior transmissibilidade e características que podem reduzir o efeito das vacinas produzidas contra a Covid-19.