Jequié: Câmara debate conscientização e importância das políticas públicas para o autismo

Audiência teve a presença de entidades sociais. Foto: Emanuel Jr.

Com a presença de representações de vários órgãos públicos, entidades sociais, pais de crianças com autismo e outros interessados no tema, a Câmara Municipal de Jequié, realizou, nesta quinta-feira (7), a partir de uma iniciativa da vereadora Moana Meira, Audiência Pública para debater a conscientização e a importância das políticas públicas para o autismo.

Na abertura, a vereadora fez uma abordagem sobre a situação, alertando para a necessidade de se levar em consideração a lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A mesma assegura a pessoa com TEA ter acesso a serviços de saúde, educação, ensino profissionalizante, à moradia, ao mercado de trabalho e a previdência e assistência social, o que nem sempre ocorre.

No decorrer do evento, foram feitos vários relatos sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas e não faltaram apelos visando à melhoria e a ampliação dos serviços governamentais tão necessários.

”Conseguimos reunir pessoas que sentem na pele as consequências de uma situação que é merecedora de toda atenção não somente dos poderes públicos como também da sociedade como um todo”, destacou a vereadora Moana Meira ao falar sobre o que ela classifica como um momento de aprendizado para todos, até mesmo para quem lida diretamente com a situação no dia a dia.

Ao concluir a reunião, foi reforçado o convite para o Seminário sobre o Autismo, a ser realizado nesta sexta-feira, dia 8, tendo como palestrante a vereadora Marilia Menegassi Zotareli, do município de Antas/BA, a qual também esteve presente na Audiência Pública.