ACM Neto diz que UTIs têm 75% de ocupação pelo 3º dia e vê retomada de atividades mais próxima

ACM fala sobre leitos de UTI. Foto: Matheus Morais/bahia.ba

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), informou na manhã desta quarta-feira (22) que, pelo terceiro dia consecutivo, os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Covid-19 de Salvador registraram taxa média de 75% de ocupação. Segundo o prefeito, na quarta (21), o índice alcançou 74%.

Se mantidos em menor ou igual patamar, esses indicadores permitirão à gestão municipal iniciar o processo de reabertura de atividades na capital a partir de sexta (24).

”Já temos três dias, dos cinco que são necessários para a liberação da primeira fase da retomada de diversas atividades econômica que estavam suspensas nesse período, há quatro meses,. É preciso aguardar, mas a nossa expectativa é que hoje a gente consiga manter a taxa na casa desses 75% ou menos, e amanhã também. Com isso, esperamos que a amanhã a gente complete o quinto dia igual ou menor a 75%, o que permitiria, portanto, o início da primeira etapa”, disse ACM Neto.

A declaração foi dada durante uma entrevista no Centro de Convenções da capital, ocasião em que anunciou novas medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus.

A primeira fase da retomada de atividades na capital autoriza a reabertura de shopping, estabelecimentos comerciais com até 200 metros quadrados e a ampliação de público em templos religiosos —atualmente, o acesso é limitado a 50 pessoas.

A segunda fase de reabertura permitirá o funcionamento de academias, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.

Já na 3ª e última fase, poderão reabrir parques de diversões e temáticos; teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos; e centros de eventos e de convenções. Com informações do bahia.ba