Jequié: Defesa Civil presta atendimento às famílias afetadas pela chuva, diz Prefeitura

Famílias afetadas no Joaquim Romão. Foto: Zenilton Meira
Famílias afetadas no Joaquim Romão. Foto: Zenilton Meira

Desde que as chuvas começaram a atingir a região do Médio Rio de Contas, há aproximadamente nove dias, na cidade de Jequié, nos bairros do Joaquim Romão e Cansanção, cerca de 100 pessoas tiveram de deixar as suas casas, inclusive depois que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) decidiu, nesta semana, pela abertura de quatro comportas da Barragem da Pedra, o que fez o Rio de Contas transbordar e provocou alagamentos em várias áreas do município. A Prefeitura Municipal de Jequié, em nota ao Blog Marcos Frahm, disse que, por meio de suas secretarias, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Polícia Militar, Polícia Civil, Tiro de Guerra, INEMA, Guarda Municipal, Clubes de Serviço e outras entidades que compõem a comissão de Defesa Civil vem diuturnamente atendendo os casos de emergência e realizando o monitoramento dos pontos críticos. Para amparar as famílias afetadas pela chuva, a administração municipal esta com caminhões transportando as pessoas e abrigando as famílias em escolas, com alugueis emergenciais e na casa de familiares. Duas destas escolas, o Colégio Professor Brito e Presidente Médici receberam os primeiros desabrigados.

O balanço apresentado até o momento aponta:

– Rua Imbira (REGIÃO DE RISCO), fundo da Argemiro melo, há três famílias com inundação interna.

– 1ª família foi transferida para aluguel emergencial.

– 2ª família foi transferida mudança para o Colégio Brito, no Joaquim Romão e a família está na casa de familiares.

– 3ª família foi transferida para o colégio e estes estão abrigados lá mesmo por não ter para onde ir.

– No Alto da Bela Vista há um caso de desabamento de casa foi registrado por motivo da chuva, a família foi transferida para o aluguel emergencial.

– Em Tamarindo, seis casas foram visitadas pelas nossas equipes, até o momento não havia inundação, mas aumentando o volume de água, há risco. O administrador do local está em alerta qualquer eventualidade.

– No Jardim Tropical há problemas na estrutura de algumas casas, foram realizadas visitas, existe risco de desabamento.

– Na Barragem de Pedras 02 famílias foram transferidas para casa de familiares.

– Existem pelo menos 10 casas na beira do rio que caso exista aumento no volume de água poderão ser atingidas.

– Na Avenida Lomanto Junior, 16, fundo panificadora Laço de Ouro também existe risco de alagamento, estas famílias estão sendo acompanhadas por equipes do CRAS do Cansanção.

Alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade
Alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade

Segundo boletim informativo da CHESF, expedito no dia de ontem (quinta-feira), 28 de janeiro, a Bacia do Rio de Contas à cota de armazenamento corresponde a 223,10 m (65,06% do volume útil. A previsão para esta sexta-feira (29) de vazão de água é de 800 m³/s. Toda a situação hidrológica está sendo avaliada pela empresa. Nesta sexta-feira (29) a prefeita Tânia Britto e representantes da Defesa Civil se reunião na sede do 8º Grupamento de Bombeiros Militares para realizarem o levantamento das situação e o planejamento para os próximos dias.