Rui critica corte na Ufba: ”Parece que o Ministério da Educação não começou a governar”

Rui Costa se indigna com corte do MEC. Foto: Mateus Pereira

O governador Rui Costa (PT) se mostrou indignado com o corte de 30% nos recursos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em entrevista ao bahia.banesta terça-feira (30). Segundo ele, o País vive um momento difícil.

”Infelizmente está virando rotina. Todos os dias há notícias desastrosas. A Ufba é uma universidade reconhecida no País, ocupa os primeiros lugares entre as universidades brasileiras, e isso é inexplicável”, lamentou.

Rui criticou ainda o Ministério da Educação: ”Vai entrar no quinto mês e até agora parece que não começou o governo. É impressionante o que estão fazendo com o nosso país”.

Entenda

A Ufba teve um novo bloqueio de verba no final deste mês. De acordo com informações da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, outras instituições do País também sofreram congelamentos de valores.

Ainda conforme a coluna, pelo menos R$ 230 milhões foram contingenciados. O maior volume das tesouradas foi em três universidades: Federal da Bahia, a de Brasília e a Federal Fluminense. O valor bloqueado nas três entidades corresponde a mais da metade do contingenciamento imposto a todas as universidades.