Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem 99,69% das amostras negativas para Covid em Jequié

Secretaria de Saúde faz balanço de testagem. Foto: Divulgação

O Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 entre funcionários, professores e estudantes com idade superior a 13 anos, da rede pública estadual e do Sistema Municipal de Ensino, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

O balanço do projeto, iniciado no começo de novembro e que teve a primeira etapa concluída nesta segunda-feira (20), aponta que 99,69% das amostras recolhidas nas escolas, com alunos, professores e trabalhadores da Educação, foram não detectáveis para Covid-19.

No total de participantes, o projeto contou com 2.076 estudantes, 128 professores e 155 trabalhadores da Educação, que passaram por mais de um teste, ao longo do projeto, perfazendo do total 4.261 testes realizados, sendo 3.803 apenas com alunos das escolas municipais e estaduais. 179 testes feitos com os professores e 279 com os trabalhadores da Educação.

Como resultado das ações de biossegurança, monitoramento e a campanha contínua feitas nas unidades escolares, foram identificados somente 13 positivos, registrados entre alunos, não sendo identificado nenhum caso de Covid-19 entre os professores ou trabalhadores da Educação, monitorados pelo projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, em Jequié.

Das amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/BA), em Salvador, apenas 0,30% deram positivo e esta primeira etapa do projeto serviu para acompanhar a comunidade escolar, principalmente neste momento com a volta das aulas de forma 100% presencial. De acordo com a secretária de Saúde, Polliana Leandro, a testagem é uma forma de fazer a detecção precoce da Covid-19.