OMS vê queda em transmissão de vírus no Brasil, mas diz que há ”muito a fazer”

Chefe de operações da OMS, Mike Ryan. Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a tendência de transmissão da Covid-19 no Brasil é de ”queda”. Ele alerta, porém, que, com números ainda elevados de mortes e de novos contaminados, o país ainda tem ”muito a fazer” para conseguir caminhar para uma situação de controle.

A avaliação é do chefe de operações da OMS, Mike Ryan, que, em entrevista à coluna do jornalista Jamil Chade, do portal UOL, declarou que a ”situação se estabilizou” no Brasil e que a pressão sobre UTIs seria menor.

Ele reconhece que, em alguns pontos do país, a transmissão continua a ampliar de forma preocupante. Mas que, em geral, há uma ”tendência de queda”. ”Agora, o que é necessário é uma ação para reduzir essa taxa de transmissão”, declarou Ryan.

Para Ryan, um êxito no controle da doença no Brasil seria uma vitória para o mundo. “O sucesso para o Brasil é o sucesso para o mundo”, declarou Ryan.

Segundo o diretor da OMS, países com grandes populações têm um impacto grande no número global. ”Se países como o Brasil e Índia controlam a doença, contribuem para o mundo”, disse.