Mulher suicidou-se em Jequié; foi o terceiro caso em 24 horas e o sexto neste mês, diz IML

Rosene Almeida morreu por enforcamento. Foto: Blog Marcos Frahm

Mais uma pessoa cometeu suicídio em Jequié. Desta feita, Rosene Almeida Calheira, 35 anos, foi encontrada morta em sua própria casa, por enforcamento. De acordo com informações policiais, a mulher residia na Rua Cidade do Amapá, no Conjunto Habitacional Brasil Novo, no bairro Jequiezinho. Populares acionaram policiais militares, na noite desta quarta-feira (21/08), que foram ao local com o acompanhamento de peritos do Departamento de Polícia Técnica e, lá, constataram a veracidade da informação, tendo encontrado o corpo da mulher amarrado por uma corda e pendurado na cumeeira do imóvel.

Segundo a polícia, foi o terceiro caso de suicídio em menos de 24 horas em Jequié e o sexto caso registrado neste mês. Foram sepultados ontem os corpos da ex-vice-prefeita da cidade, Cinara dos Santos Abreu, 51 anos, e do servidor público estadual aposentado, João Francisco de Souza, 67 anos, que teve o corpo encontrado pendurado por uma corda amarrada ao pescoço e cumeeira da casa, no Loteamento Água Branca, também no bairro Jequiezinho. Além de Jequié, foram registrados casos, nos últimos meses em Jaguaquara, Itiruçu, Lagedo do Tabocal e outros municípios da microrregião, conforme levantamento feito pelo BMFrahm.

Um levantamento realizado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), do governo norte-americano, mostrou que cerca de 42% dos casos de suicídio ocorridos nos Estados Unidos estão ligados a relacionamentos. De acordo com os dados do órgão, outros motivos que levam pessoas a cometerem o ato contra si mesmas estão relacionados ao abuso de substâncias, dinheiro, trabalho, perda de moradia e problemas de saúde.

O psiquiatra Diego Tavares, do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) explica que a falta de um relacionamento estável é um fator de risco para o suicídio. ”Quando há um relacionamento, a pessoa tem um suporte psicológico adequado para lidar com suas questões. Se a pessoa é solteira e já está deprimida, os problemas, desde os menores, como limpar a casa, até os maiores, como as contas, acumulam e viram uma bola de neve”, afirma.