Maracás supera Jaguaquara e assume o ranking no número de mortes por Covid-19 no Vale do Jiquiriçá

Maracás já registrou 27 mortes por Covid. Foto: Blog Marcos Frahm

Maracás assumiu o ranking no número de mortes por coronavírus em relação ao maior município do território, Jaguaquara, que possui mais que o dobro de habitantes.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela própria gestão municipal, Maracás registrou, desde o início da pandemia, 27 mortes provocadas pela doença, com o registro 1.513 casos até ontem, segunda-feira (1), estando com 83 ativos.

Já Jaguaquara lidera em número de casos, 3.065, com 126 ativos e 25 mortes até a tarde desta terça-feira. Mas os números devem aumentar nas próximas horas, quando for emitido pela Secretaria de Saúde o novo boletim.

Em ambas as cidades, as medidas restritivas foram flexibilizadas pelas prefeituras, e não há mais a rigorosidade da primeira fase da pandemia. Os municípios extinguiram, desde 2020, as barreiras sanitárias que monitoravam a entrada de pessoas oriundas de outras regiões.

Contudo, tentam justificar o combate ao coronavírus exigindo uso de máscara e distanciamento social nos estabelecimentos. Aulas continuam suspensas.