Maracás: Prefeito não mudará secretariado, anuncia compra de testes de Covid e planeja inaugurar obras

Soya foi reeleito com larga vantagem de votos. Foto: Marcos Frahm

Reeleito prefeito de Maracás com larga vantagem de votos, Soya Novaes (PDT) não pretende fazer grandes mudanças em seu governo. Segundo o gestor, não há nenhuma perspectiva, por enquanto, de mudanças no alto escalão da prefeitura, ou seja, no seu secretariado.  ”Eu não penso em mudar secretários agora. Aliás, a nossa equipe, sem desmerecer ninguém, é pé no chão. Acabou a era da ostentação na prefeitura de Maracás e eu não posso deixar de agradecer aos secretários pela contribuição durante esses quatro anos. Iremos sentar, discutir o que pode melhorar, mas a linha da humildade vai ter que continuar, porque o cargo é passageiro”, afirmou.

Entrega de obras

Em seu último mês do primeiro mandato frente à prefeitura da cidade do Vanádio, Soya prevê inaugurar obras para fechar o ano com chave de ouro. ”Estamos revitalizando algumas praças e uma delas já foi inaugurada, a Betinho Gomes, que fica no centro. Entregaremos ainda nesse ano a Praça Maria da Paixão e, infelizmente, não será possível entregar na mesma data a Barão do Rio Branco, outra praça que passa por requalificação e que dará cara nova ao centro da cidade. As empresas contratadas tem alegado dificuldades para a compra de material nesse período de pandemia, mas logo teremos a conclusão de todas as obras, pois é um compromisso nosso e estamos cobrando celeridade das empresas. Na zona rural, vamos entregar até o final do ano quadras de esporte em Gavião, Capivaras e Pindobeira. Na cidade, já passamos de 50 ruas pavimentadas e o trabalho não para”,, esclarece.

Desafios para 2021

Com grande extensão territorial, Maracás enfrenta uma série de problemas gerados pelos fatores climáticos, que provocam seca e a falta d’água em algumas localidades é uma das demandas que o mandatário pretende sanar no seu segundo mandato. ”Vamos priorizar essa questão, construindo poços artesianos para facilitar o acesso à água”.  Contudo, o foco deve continuar sendo a saúde, conforme revelou o prefeito: ”Quando assumimos a prefeitura em 2017, eu disse que, saúde, educação e segurança seriam as nossas prioridades e foram. Destravamos creches que estavam paralisadas, agora o município conta com cinco e estamos construindo mais uma, a Creche Ayrton Sena, que está sendo erguida com recursos próprios da prefeitura, um investimento de R$ 555.666,16. Lutamos para firmar a parceria com o estado pela implantação do Colégio Militar, que tem um ensino de excelência. Instalamos câmeras de monitoramento para ajudar a polícia e a Guarda Municipal no trabalho da segurança pública no centro e estamos planejando instalar nos bairros também. Na Saúde, todos sabem como encontramos o hospital, que passou por uma reforma, mas o meu desejo é construir um novo e eu vou em busca de parcerias. Irei ao encontro do secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, para apresentar um projeto de construção de um hospital num lugar mais espaçoso em convênio com a SESAB e não podemos esquecer do esforço que fizemos para a compra de respiradores, mesmo antes da pandemia, da parceira com a Vanádio para aquisição da UTI Móvel, que hoje é realidade e outros equipamentos que mudaram a saúde de Maracás”.

Pandemia

O território de identidade Vale do Jiquiriçá contabiliza 7.312 casos do coronavírus, distribuídos entre os 20 municípios que integram a região, desde o início da pandemia, com 6.858 recuperados e 93 mortes, até esta sexta-feira (11) e Maracás é o terceiro em número de casos, e o segundo em número de óbitos: 990 casos e 15 mortes por Covid-19. 59 casos estão ativos, segundo o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para o prefeito, a falsa sensação de que a pandemia estaria controlada levou a população ao relaxamento. ”Tivemos campanha política, e mesmo obedecendo as recomendações, com o uso de mascara por exemplo, os políticos são criticados pela exposição, mas não só foi a política que levou as pessoas para as ruas nos municípios e aqui em Maracás não foi diferente. Festas de fundo de quintal, de bares, tudo isso contribuiu para o aumento de casos e o vírus permanece circulando. Infelizmente, já tivemos 15 mortes no município e não queremos perder mais ninguém para essa doença. A gente não para de realizar testes e a secretaria de Saúde vai continuar testando. A prefeitura vai licitar a compra de mais seis mil testes nos próximos dias e não queremos voltar ao passado, com o fechamento de comércio, mas vamos pedir a mais uma vez a conscientização, colaboração de todos para que se protejam e evitem festas, porque se continuar assim a coisa vai piorar e se for preciso vamos tomar decisão mais dura”, concluiu.