Jequié: Pé Roxo deixa o PT relatando com reprovando às diretrizes políticas do partido

Em petição formalmente endereçada ao presidente municipal do Partido dos Trabalhadores-PT em Jequié, Caio César, o ex-vereador José Carlos Bastos Pereira (Pé Roxo), requereu a sua desfiliação do partido, ”em caráter irrevogável e irretratável”. No texto, o ex-vereador faz o relato de fatos a partir de sua filiação e militância política que durou 13 anos. ”Na eleição de 2012, na qual saí vitorioso no pleito ao poder legislativo municipal, o diretório do PT resolveu se abster de uma candidatura própria e declarou apoio ao que classifico como o desastroso governo de Tânia Brito (PP), governo ao qual me opus desde o início do mandato, mesmo sob pressão de alguns setores do partido. Não cedi, continuei, e me mantive confiante no estatuto democrático e na história de um partido que tinha e ainda têm respeitadas lideranças, mas, não costumava ter donos”, diz.

Pé Roxo lembra ainda da campanha estadual de 2014, vencida pelo atual governador Rui Costa,  ”desconhecido e desacreditado naquele momento figurava nas pesquisas eleitorais com 3% das intenções de votos e graças a uma forte campanha e um trabalho árduo da militância petista venceu de forma arrasadora o pleito eleitoral daquele ano. O governo do estado passou a se envolver diretamente nas eleições municipais de Jequié e outras cidades da região, sempre visando candidaturas que lhe garantissem capital político e lhe permitisse criar sustentáculos de apoios para futuras reeleições. Exemplo disso foi a retirada de última hora de uma candidatura própria do PT em 2016, propondo a mim ser candidato a vice numa chapa com o querido pedetista Tadeu Cafezeiro. Mais uma vez dei um voto de confiança ao partido e cedi mesmo com o nome em alta naquela ocasião, devido ao combativo e até hoje reconhecido mandato de vereador que fiz nos três anos anteriores”, acrescenta.

Narra ainda Pé Roxo que, ”agora, em 2020, a mesma história tende a se repetir, mais uma vez a maioria do ”diretório municipal” decide pela recusa de uma candidatura própria do partido, tirando o protagonismo do PT jequieense e colocando uma sigla tão importante na história do Brasil num mesmo patamar que nanicos de centro, onde as negociações de cargos e outras práticas politiqueiras se tornam lugar comum, afastando ainda mais o Partido dos Trabalhadores da sua origem esquerdista e antissistema”. Nas suas conclusões o ex-vereador fez agradecimentos aos companheiros com os quais militou no período ”em que estive petista” diz. Do Jequié Repórter