APAE de Jequié é homenageada pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Tinho

Equipe da APAE esteve presente na Câmara. Foto: Emanuel Jr

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jequié – foi homenageada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (24/09), pela passagem de seus 40 anos de relevantes trabalhos prestados ao município de Jequié. A iniciativa foi do presidente Emanuel Campos, o vereador Tinho, que teve aprovada Moção de Aplausos (22/2019) em que destaca a importância da entidade para milhares de famílias. Na ocasião foi entregue um Certificado a presidente da entidade, Rosângela Lucas, em reconhecimento aos seus serviços.

Criada em 20 de março de 1979, a APAE é uma organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de defender as causas referentes aos direitos constitucionais dos deficientes e, principalmente, de prestar todo o tipo de assistência social, cultural, terapêutica e educacional aos portadores de necessidades especiais, considerada como uma Associação de Utilidade Pública Municipal, Utilidade Pública Estadual, com registro no CNAS e Utilidade Pública Federal.

O vereador Tinho cita que a entidade presta atendimento nas áreas Educacional, Social, Cultural, Saúde e profissionalizante, sendo mantida pelas contribuições dos seus associados, por convênios firmados com os Governos: Municipal/Estadual/Federal e doações de pessoas físicas e jurídicas, atendendo mais de 400 pessoas (crianças, adolescentes e adultos), que na sua maioria prevalece a classe social de baixa renda, sendo que algumas famílias sobrevivem exclusivamente do Benefício BPC.

”A APAE tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas à melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência mental, múltipla e severa, na busca de uma sociedade mais justa e solidária”, justifica.

Ainda de acordo o vereador Tinho, chegando na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jequié, o aluno que é encaminhado, recebe um atendimento especializado individual com profissionais das áreas de: Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Fisioterapia e posteriormente após o Diagnóstico é encaminhado aos atendimentos Pedagógicos através das salas temáticas: Linguagem, Matemática, Ciências Naturais e Sociedade, Suporte Pedagógico (classe de reforço), Intervenção, Estimulação Precoce, Tecnologia Assistiva, Terapia Ocupacional, Educação Física e Oficinas Pedagógicas de Copa Cozinha e Artesanato), sendo acompanhados na Escola Regular através do Serviço de Itinerância.  A APAE acompanha ainda a inclusão dos assistidos no mercado do trabalho.