Zé Cocá fala em tornar os consórcios maior ferramenta municipalista do Brasil, em posse da FEC Bahia

Cocá participa de posse da diretoria da FECBahia. Foto: Divulgação/UPB

A nova diretoria da Federação de Consórcios da Bahia (FECBahia) tomou posse nessa segunda-feira (29). A nova gestão, presidida pelo prefeito de Andaraí, na Chapada Diamantina,  Wilson Cardoso, deve atuar no biênio  2021/22. A cerimônia, que ocorreu por meio eletrônico, contou com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, o vice-governador João Leão, e outras autoridades políticas.

O presidente da UPB parabenizou Wilson Cardoso e reiterou o desejo de fazer com que as instituições atuem em conjunto.  ”Precisamos nos unir e debater forte, junto ao governo do estado e do governo federal, para que a gente possa ter nos consórcios uma das maiores ferramentas municipalistas do Brasil. Os consórcios estão longe de serem o ideal, precisamos capacitar as equipes e ter os consórcios organizados. Essa é uma ferramenta de baratear o que é caro, precisamos comprar equipamentos, remédios, contratar serviços, e a UPB e a FEC a partir de hoje passa a ser uma única nesta luta”, disse.

Em sua fala,  Wilson Cardoso agradeceu aos seus colegas de diretoria, e reiterou a necessidade de  buscar tecnologias para tratamento da água, resíduos, agricultura familiar e a agropecuária, fortalecendo a economia e a infraestrutura regional ”através da força dos consórcios”. O gestor destacou ainda a importância de equipar os consórcios públicos com maquinário e de baratear custos, citando o exemplo da pavimentação nos municípios.

Em nome da bancada baiana de deputados federais, a deputada Lídice da Mata, saudou a posse de Wilson Cardoso ao afirmar que ele ”acredita nas ações de unidade”. Lídice reforçou a importância da união para implementar uma política de descentralização administrativa, que com a UPB e a FEC fortalece os municípios. Também discursaram os secretários estaduais, de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; de Relações Institucionais, Jonival Lucas; do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; o presidente da Frente de Defesa dos Consórcios na ALBA, deputado Osni Cardoso.