Veterinário jequieense assumirá Academia Brasileira de Medicina Veterinária nesta quinta, 31

Jequieense Josélio de Andrade Moura. Foto: Reprodução

O veterinário jequieense, Josélio de Andrade Moura, tomará posse na presidência da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), na quinta-feira (31/10) para o triênio 2019-2022. A solenidade será no Salão Nobre da Sociedade Nacional da Agricultura, no Rio de Janeiro.

Um dos fundadores da Abramvet, Josélio será o primeiro baiano a presidir a entidade. ”A academia é uma instituição nobre e guarda a memória da medicina veterinária. É uma grande honra para mim presidir essa entidade”, pontua. Para Moura, os principais desafios da gestão será manter contato técnico cientifico com as indústrias de produtos para a saúde animal, buscar relacionamento com a Fundação Banco do Brasil, Caixa, Embrapa, FAO, dentre tantas outras para ajudar o Brasil a manter o status de maior exportador de proteína animal, além da implantação do Museu Vivo do Cavalo e do Museu da Medicina Veterinária no Rio de Janeiro. Afora isso, a publicação do Dicionário Oficial de Termos da Medicina Veterinária e a consolidação do quadro do Exercito Brasileiro estão entre os principais objetivos e desafios.

A Academia Brasileira de Medicina Veterinária foi criada na década de 1980, por meio da Resolução número 424 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, publicada em nove de setembro de 1983. Entre as suas atribuições estão o incentivo e apoio às publicações cientificas e o fortalecimento da Medicina Veterinária. A Abramvet realiza também o intercâmbio com as Academias de países como França, Espanha e Portugal para promover o desenvolvimento da profissão. *Por Souza Andrade