Venda de carros novos desaba 31,64% em janeiro, no comparativo com dezembro, revela Fenabrave

A venda de carros novos caiu em janeiro 31,64%, no comparativo com dezembro, e 15,79% frente o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (2), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A entidade que representa as concessionárias avalia que a dificuldade na produção dos veículos – devido a falta de insumos -, os juros altos e a sazonalidade do mercado levaram a esta nova retração.

”A alta nas taxas de juros restringiu a aprovação de crédito para financiamentos e, também, tivemos queda na renda do consumidor, pelo aumento da inflação, em que pese tenhamos tido melhora dos níveis de emprego no país. Avaliando a sazonalidade, lembro que, em janeiro, a renda familiar fica mais comprometida, em função dos impostos e gastos com matrículas e materiais escolares, por exemplo, o que acaba afetando a decisão de compra do consumidor”, explica o atual presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr.

O executivo cita ainda as chuvas que afetaram diversas localiades do país – a Bahia, em dezembro, por exemplo – e o aumento do contágio pela variante Ômicron. Considerando todas as modalidades, foram emplacados no primeiro mês do ano 230.783 unidades, ante 337.604 (dezembro) e 274.047 (em janeiro do ano passado).