Com a melhora dos índices da pandemia e o avanço da vacinação contra a Covid-19, a Universidade Federal da Bahia, Ufba, estuda o retorno das atividades letivas presenciais a partir do próximo semestre. A proposta de resolução vai ser discutida e deliberada pelo Conselho Universitário da Ufba a partir do dia 12 de novembro. Para o retorno vai ser exigido o esquema vacinal completo contra o coronavírus e também o uso de máscaras de proteção.
A proposta é que todos os alunos e funcionários da universidade retornem presencialmente a partir de 7 de março, quando está previsto para iniciar o semestre letivo 2022.1.
Ficam de fora pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; os imunodeficientes ou com doença crônica grave; pessoas com condição médica que impeça a vacinação contra a Covid; quem tem filho em idade escolar cuja creche ou escola ainda não tenha retomado as atividades presenciais; cuidadores de pessoa que necessite de atenção especial; pessoas em período de gestação ou lactação e aquelas com outras condições clínicas que sejam validadas pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus como impeditiva do trabalho presencial.