Título de Cidadania Jequieense: Reconhecimento da Câmara a Souza Andrade, jornalista que se tornou parte de Jequié

Manoel Sebastião Souza de Andrade, conhecido como Souza Andrade. Foto: Câmara de Jequié

Pela primeira vez na história, a Câmara Municipal de Jequié decidiu apresentar um Projeto de Decreto Legislativo para a concessão de Título de Cidadania com a assinatura de todos os 19 vereadores que compõem o Poder Legislativo, numa deferência muito especial ao homenageado, Manoel Sebastião Souza de Andrade, conhecido como Souza Andrade, que atua no jornalismo da cidade desde que aqui chegou em 1993.

A iniciativa de homenageá-lo como a maior honraria concedida pelo Município, partiu do vereador Márcio Oliveira Melo (Marcinho) e foi abraçada pelos demais, em reconhecimento ao “cidadão exemplar e profissional dedicado às causas coletivas. “Souza Andrade está plenamente integrado à sociedade a ponto de todos nós imaginarmos que ele era jequieense”, observou o autor da propositura.

Nascido em Ipiaú, Souza Andrade escolheu Jequié como seu lar em 1993 e desde então se tornou uma parte integral da comunidade. Aqui consolidou sua carreira, no rádio jornalismo. Com passagem por diversas emissoras locais, como a Rádio Bahiana, 93 FM, 95 FM e Jequié FM, onde continua a trabalhar desde 2013, é considerado uma referência na região, pela lisura como trata as informações.

No início dos anos 2000, Souza Andrade foi pioneiro ao criar o primeiro informativo em formato de blog na cidade de Jequié, uma aposta que se mostrou visionária, à medida que a internet se tornou uma parte indispensável da vida moderna.

Além de sua carreira na mídia, Souza Andrade também serviu e ainda serve à cidade como assessor de imprensa durante a administração do prefeito Luiz Amaral e, mais recentemente, como diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores cargo que ocupa. Sua integridade e dedicação foram e são evidentes em todas as tarefas que desempenhou no serviço público. O mesmo também é rotariano, sendo membro do Rotary Club de Jequié-Norte.

Segundo o vereador Marcinho, o trabalho incansável de Souza Andrade nunca passou despercebido, assim como sua postura série e íntegra como cidadão, e em reconhecimento a sua contribuição para Jequié, está sendo agraciado com o Título de Cidadania Jequieense, uma honra merecida que destaca seu amor e dedicação à cidade.

O parlamentar acrescentou que Souza Andrade é muito mais do que um comunicador habilidoso; ele é um verdadeiro filho de Jequié e a sua história é um testemunho do poder do compromisso e seu legado continuará inspirando as gerações futuras de jornalistas e cidadãos de Jequié. A data para a realização da Sessão Especial para a entrega do Título será anunciada em breve.