SPM vai percorrer a Bahia com caravana nos 21 dias de ativismo; cidades contempladas receberão a Caravanax ”Oxe”, me respeite

A caravana “Oxe, me respeite!” irá percorrer o estado.  Foto: divuçação

A caravana “Oxe, me respeite!” irá percorrer o estadopromovendo rodas de conversa para os jovens das escolas públicas, a comunidade escolar e instituições da sociedade civil organizada. Iniciada no último dia 16, em Vitória da Conquista, segue até o dia 8 de dezembro, em Irecê. Além das cidades já citadas, vamos passar com nossa equipe por: Feira de Santana, Araci, Castro Alves, Santo Amaro, Cachoeira, Paulo Afonso, Euclides da Cunha, Camamu, Irará, Cícero Dantas, Ilhéus, Itabuna e Jacobina.

As cidades contempladas receberão a Caravana ”Oxe, me respeite!” com as equipes especializadas na orientação e encaminhamento das mulheres vítimas de violência. Vamos trabalhar para cumprir a missão da SPM-BA que é a ”Garantia plena dos direitos de todas as mulheres na Bahia”.

Além das ações de sensibilização e conscientização, em novembro nossa equipe passará por um processo de formação sobre direitos sexuais e saúde reprodutiva, realizado pela UNFPA Brasil – Fundo de População das Nações Unidas. Nesse mesmo mês a SPM-BA participará da Audiência Pública sobre Dignidade Menstrual, em Cruz das Almas, da Conferência de Culturas Feministas em Lauro de Freitas, e do Amistoso de Mulheres Indígenas, em Salvador.

Para as atividades dos 21 dias de ativismo as duas unidades móveis receberão nova plotagem, com uma identidade visual mais jovem e com mais afinidade com as mulheres dos 27 territórios que compõem a Bahia. O ponto alto das atividades ocorrerá em dezembro com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, prevista para os dias 14 e 15/12, um espaço público, articulado pelas várias esferas de poder, que concentra serviços especializados e multidisciplinares para o atendimento às mulheres em situação de violência. Em Salvador, A Casa da Mulher Brasileira irá funcionar em uma estrutura construída na Avenida Tancredo Neves.

Mas antes do lançamento do equipamento, A SPM-BA irá participar da instituição do Batalhão Maria da Penha, na cidade de Lauro de Freitas, e do início da campanha contra a importunação sexual no trânsito, realizada em parceria com o DETRAN. Essas atividades estão previstas para o dia 04.12, segunda-feira.

Estaremos também no amistoso dos times femininos na final da Copa Indígena de Futebol – Kwáyepé Turusú Yapísawa, marcada para o dia 26 de novembro, domingo, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. E, também, no VII Encontro Estadual das Mulheres Rurais que vai ocorrer durante a 14º Feira Baiana da Agricultura Familiar e Econômica Solidária, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de dezembro no Parque Costa Azul. A expectativa é de que 400 cooperativas e associações estejam presentes no evento.

Para realizar as ações e as políticas que envolvem as mulheres do estado vamos contar com a parceria de várias secretarias e órgãos, entre elas: SAEB, SECOM, SECULT, SEC, SETRE, SDR e SSP, além das prefeituras e organismos locais. E estaremos com elas nos principais eventos do Estado, como a Feira Literária de Vitória da Conquista, para dialogar com a população local. ”As nossas ações visam as mulheres e homens, as meninas e os meninos, pois entendemos que só ampliando o pensamento crítico na sociedade e na comunidade escolar, sobretudo, poderemos transformar a cultura e diminuir o machismo e os diversos tipos de violência que decorrente dele”, explica a Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo.

21 dias de ativismo: Essa é uma mobilização anual e mundial, empreendida por diversos setores da sociedade civil e do poder público. O marco é o dia 25 de novembro, celebração do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e a finalização dos eventos se dá em 10 de dezembro, data da apresentação e proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.