Sob a justificativa de fomentar agricultura, Hassan solicita implantação de Ceasa em Jequié

Hassan apresentou proposta na Assembleia. Foto: BMFrahm

Fomentar a agricultura familiar, visando assegurar melhores resultados financeiros para os produtores; proporcionar aos consumidores o acesso a produtos frescos e de qualidade, comprando diretamente dos produtores a preços mais acessíveis, gerar empregos diretos e indiretos e movimentar a economia regional. Esses são alguns dos benefícios socioeconômicos que serão gerados com a instalação em Jequié, de uma Central de Abastecimento (Ceasa), através de Parceria Pública Privada (PPP), equipamento solicitado ao governo do estado.

Expondo esses argumentos como justificativa, o deputado municipalista Hassan (PP) encaminhou, através da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Tum, solicitando a implantação de uma Central de Abastecimento, de capital misto (público e privado), no município de Jequié.

Citando a força da agricultura nos territórios do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas, Hassan afirma que ”a implantação de uma central de abastecimento no município de Jequié será de grande importância para o sudoeste baiano”. Ele explica que ”esse equipamento será responsável por concentrar a comercialização de produtos agrícolas em um único local, facilitando a distribuição e o abastecimento de alimentos para a população local e de regiões próximas”.

O parlamentar analisa que com a presença de uma Ceasa em Jequié, os agricultores familiares da região terão um local específico para comercializar diretamente seus produtos, eliminando os atravessadores, o que implica em aumentar sua renda e reduzir os custos com transporte e logística. ”Para os consumidores a presença da Ceasa garantirá a oferta de produtos frescos e de qualidade a preços mais acessíveis, já que os produtos são comercializados diretamente pelos produtores”, diz Hassan, salientando que ”a Ceasa também vai gerar empregos e movimentar a economia regional, pois envolve diversos setores, como transporte, logística, comércio e produção agrícola”.

Hassan acrescenta em sua justificativa que a Ceasa em Jequié poderá receber produtos de outras localidades, ampliando a variedade de alimentos disponibilizados. Ele pondera ainda que com o equipamento solicitado haverá melhoria na qualidade de vida e da saúde, pois com acesso a alimentos frescos e de qualidade os consumidores poderão melhorar sua alimentação.