Secretário explica paralisação de obra e diz que reforma do Hospital de Jaguaquara será retomada

Fábio Vilas-Boas comenta obra paralisada. Foto: Blog Marcos Frahm

Uma das matérias mais lidas desta semana no BMFrahm diz respeito a uma obra de requalificação e ampliação do Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ, paralisada há 4 meses no município [relembre]. A reportagem relatou a insatisfação da população local com a obra emperrada e que afeta outros serviços na área de saúde. Iniciada em 2018, a requalificação do HMJ, unidade que antes pertencia à rede estadual e foi municipalizada pelo Governo Paulo Souto foi anunciada através de convênio entre Estado e Prefeitura.   Paralisada, a obra têm trazido transtornos e prejuízos para os seus usuários, incluindo os funcionários que são obrigados a conviver com essa situação da unidade.

O convênio firmando tem um investimento total de R$2,4 milhões, sendo R$2,16 milhões de recursos estaduais e o restante equivale à contrapartida municipal. As informações divulgadas anteriormente, de que houve divergência entre a planilha pactuada e a planilha executada foram confirmadas na quinta-feira (1) pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, durante entrevista exclusiva ao BMFrahm.  ”O que houve foi um erro técnico no cálculo das planilhas orçamentárias e isso inviabilizou a continuidade da execução do projeto original. O convênio foi interrompido, feitas as readequações, cálculos, orçamentos e uma suplementação do convênio para fazer frente a todas as necessidades do hospital”, explicou.

Vilas-Boas preferiu não polemizar mais o assunto quando indagado sobre a divergência entre as planilhas, já que a obra foi licitada pela Prefeitura e a execução é acompanhada pela própria gestão municipal, responsável pela elaboração do projeto.  ”Isso às vezes acontece, quando se vai reformar e um hospital achar que vai fazer uma determinada intervenção e depois se prova ser muito maior do que o que estava previsto”, amenizou, afirmando que não houve erro, mas uma previsão de uma obra menor e que é comum acontecer em reformas. O titular da pasta garantiu que o projeto da Prefeitura sairá nos próximos dias da PGE para voltar a ser executado, ou seja, retomar a obra.