Secretário de Cultura da Bahia destaca pluralidade do Festival de Cultura em Santa Inês; ”valoriza as expressões mais identitárias”

Bruno Monteiro participou do cortejo ao lado do governador. Foto: Marcos Frahm

De passagem por Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, que ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Professor Emerson e dos deputados Jorge Solla e Rosemberg Pinto participou do tradicional cortejo entre baianas e da lavagem das escadarias da Igreja Matriz em homenagem à padroeira da cidade destacou a pluralidade do Festival de Cultura, evento realizado pela Prefeitura, envolvendo ações religiosas, culturais e shows musicais com o apoio do Governo do Estado, iniciado no sábado (13) e que prossegue até o dia (22).

Em entrevista ao Blog do Marcos Frahm, Bruno disse que a Bahia é rica culturalmente e o Festival é a comprovação. ‘’O que acontece aqui em Santa Inês, reunindo a população, os fazeres culturais do Vale do Jiquiriçá é a comprovação disso. Esse verão é muito intenso com as lavagens, com as manifestações populares e isso aquece o Carnaval, que nos permite vivenciar essa grande pluralidade de manifestações culturais que nós temos. Esse festival, por exemplo, reúne grandes nomes da cultura baiana, ao tempo em que valoriza as expressões mais identitárias locais e é justamente esse intercâmbio que nós temos promovido, que o governo do estado tanto incentiva, porque sabemos que, com isso, nós conseguimos salvaguardar as manifestações mais tradicionais, ao mesmo tempo atualizamos, trazendo as atuais, futuras gerações, um novo envolvimento com a arte’’, disse o secretário.

Bruno, ao prestigiar o cortejo de baianas organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, percorreu ruas e bairros de Santa Inês, das 09h às 12h, ao som de batucada, tendo como ponto de partida a Praça Coronel Luiz Vieira, onde está localizado o templo da Igreja Matriz, área que foi utilizada para o encerramento da ação religiosa, que atraiu, além de políticos, muitos visitantes do Vale do Jiquiriçá.