Secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, afirma que nova variante da Covid não vai impedir o andamento do Carnaval

Fotos: André Carvalho / Bahia Notíciasv

Presente no Furdunço, que acontece neste domingo (4), no circuito Orlando Tapajós, a secretária de saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, comentou sobre o aparecimento das sublinhagens JN.1 e JN.1.1, da variante Ômicron, do vírus que causa a Covid-19, na capital e em 16 cidades do interior baiano.

”Essa nova variante é coberta pela bivalente, porque a bivalente acaba protegendo a gente contra uma série de subvariantes. Começamos a reforçar essa vacina desde o dia 17 de janeiro até 6 de fevereiro, no pré-carnaval. Ela não é uma variante mais letal, ela é uma variante mais transmissível. O cuidado mesmo é para evitar a transmissibilidade de como é que resolve? Vacinando. Quero pedir para que as pessoas se vacinem, ainda dá tempo, se cuidem. Se tiver sintomas, coloca máscara e é vida que segue”, explicou Ana Paula ao Bahia Notícias.

Para ela, este Carnaval deve alavancar a retomada econômica e é um ano para destacar o cuidado com os trabalhadores, sobretudo com os ambulantes. ”A gente está tendo maior amor para que eles tenham condições de trabalho, ao mesmo tempo com inovações, inovação desde a forma que o ambulante se inscreveu até o cuidado com o sol. A gente está distribuindo protetor solar, ventarola, pontos de hidratação, de ventilação, então é um Carnaval diferente”, salientou.

Para curtir a festa de forma saudável, a secretária orienta: ”Se hidrate, tenha uma alimentação leve, não use salto e se divirta”.