Saúde: Médicos que atuam no Hospital Geral Prado Valadares participam do curso ACLS

Curso teve treinamento teórico e prático. Foto: Divulgação/HGPV

Com foco na qualidade e na segurança cada vez mais presente na assistência ao paciente, 20 médicos participaram do curso ACLS (sigla em inglês para Suporte Avançado da Vida em Cardiologia). O curso realizado entre os dias 22 a 26 deste mês, subdividido em três turmas durante dois dias e foi ministrado por instrutores certificação GOLD e segue as diretrizes da American Heart Association.

O treinamento teórico e prático,  com a carga horária de 16 horas (cada turma), foi dirigido ao atendimento das emergências incluindo, reconhecimento e tratamento precoce de parada cardiorrespiratória; reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca, como bradicardia sintomática e taquicardias; manuseio de via aérea no contexto da PCR;  farmacologia relacionada; manejo de Síndrome Coronariana Aguda e AVC;  comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação; discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica pode melhorar a evolução dos pacientes.

De acordo com o diretora geral do HGPV, a Enfª. Polliana Leandro, uma das preocupações da gestão é valorizar a formação/qualificação dos profissionais: ”Temos que nos preocupar e valorizar a qualificação profissional dos nossos colaboradores e, nos preocupar e proporcionar uma qualificação do nível dos nossos profissionais. Então estamos disponibilizando esses cursos”, enfatiza.

O curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia segue um protocolo internacional (American Heart Association) e proporciona à profissionais da área de saúde, um aprendizado que colabora com a identificação rápida de paradas cardíacas ou outras emergências/urgências cardiovasculares em adultos.