San David quer Jequié como cidade-sede para realização de concursos públicos e outras seleções

Proposta é do vereador San David. Foto: Emanuel Jr.

A inclusão do município de Jequié como cidade polo para aplicação de provas de concurso público e a realização de outras seleções, foi defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador San David. Ele considera descabível o fato de a cidade não sediar importantes certames, incluindo prova da OAB entre outros.

O parlamentar faz questão de dizer que a cidade possui estrutura para a realização de exames e que a não realização de provas na cidade acarreta grandes prejuízos a população local e regional, visto que, muitas pessoas deixam até de participar de concursos em virtude de as provas serem realizadas em outros centros, principalmente Salvador.

Fatores econômicos e outras dificuldades penalizam, em especial, membros de famílias de menor poder aquisitivo, alijando-os de participação em importantes seleções. San David esclarece que a capital do Estado, que é uma das principais opções, fica 365 km de distância, o que faz aumentar as despesas dos concorrentes com transporte, hospedagem, alimentação e outros, tornando inviável a presença de muitas pessoas.

”Por estar em posição geograficamente privilegiada, por englobar em seu entorno uma população entre o Médio Rio das Contas, o Vale do Jequiriçá e uma parte do Sul e do Sudoeste da Bahia, perfazendo aproximadamente 600 mil habitantes, Jequié está totalmente habilitada a sediar concursos, prova da OAB e outros”, enfatiza o vereador.

Vereador San David reforço sua argumentação afirmando que Jequié é uma cidade-pólo regional, sendo, inclusive uma das cidades mais pujantes economicamente, portanto se enquadrando no perfil de sediar concursos públicos e outras provas.