Reviravolta em Irajuba: Após romper com Sampaio, prefeito Jerinho ganha apoio de Betão e é candidato

Em convenção, PSD lança Jerinho à reeleição. Foto: Pedro Lessa

E não deu outra. Conforme havia publicado o Blog Marcos Frahm, ocorreu à reviravolta na polícia de Irajuba, município do Vale do Jiquiriçá com 5.152 eleitores. A convenção partidária do PSD realizada neste sábado (12), confirmou o que já vinha sendo ventilado nos meios políticos – o rompimento do atual prefeito Jerinho Souza com o ex-prefeito Antônio Sampaio, do PP.

Entenda

Sampaio, que foi [exonerado recentemente de cargo de assessor do Governo do Estado], lançou Jerônimo em 2016, quando exercia o segundo mandato consecutivo para a sua sucessão e logrou êxito no processo eleitoral, com a vitória do então candidato que antes era seu secretário municipal de Agricultura.

Saudades do poder

Contudo, a chamada saudade do poder bateu e Sampaio não escondia pra ninguém que seria candidato a prefeitura nas eleições deste ano, o que gerou mal-estar no grupo governista, que inclusive tinha como membros familiares do ex-prefeito, que integravam a gestão de Jerônimo, que apesar das condições legais e de estar dentro do estado democrático de direito para disputar à reeleição, ouvia, a todo instante, os burburinhos de que Antônio não abriria mão de participar da disputa sucessória.

Diante do posicionamento firme de Sampaio em se lançar pré-candidato, pairava no ar um sentimento de traição entre ambos e a relação entre atual e ex-prefeito não foi mais a mesma, tendo Jerônimo decidido por outro rumo, aliar-se a oposição, representada pelo também ex-prefeito Humberto Franco – Betão, seu adversário em 2015.

A decisão de Jerinho causou impacto no cenário político local, e hoje não é mais novidade. Neste sábado (12), durante convenção partidária do PSD, Jerônimo foi oficializado candidato à reeleição, e irá formar chapa com o filho de Betão, o ex-vereador Nego General, pelo PL. A coligação ainda conta com o apoio do Democratas, liderado pela vereadora Jhuly Portela e PDT. O evento teve a presença do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) e do deputado federal Antônio Brito(PSD).

Sampaio vem com chapa puro sangue

Já Sampaio foi oficializado pelo PP em chapa puro sangue e terá como companheiro o presidente da Câmara, Niniu. A oposição conta ainda com o apoio do atual vice-prefeito e candidato a vereador, Dai.