Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para a primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A prova será aplicada neste domingo (6), presencialmente, em 13 capitais, incluindo Salvador. Se submetem ao exame os médicos estrageiros ou brasileiros que se formaram fora do país e desejam praticar medicina aqui.
A modalidade de aplicação da prova em 2020, durante a pandemia, deixa alguns candidatos desconfortáveis. Eles temem pela exposição e possibilidade de contágio pela Covid-19 já que farão o exame presencial.
Alguns candidatos relataram o medo em mensagens enviadas ao Bahia Notícias. A orientação para os participantes é de que usem máscara durante todo o tempo cobrindo o nariz e a boca. Eles devem levar documento de identificação válido, como previsto no edital; e caneta de tinta preta fabricada em material transparente.
Além de Salvador, a prova será aplicada em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).