Resultado do 1º turno nas eleições da Argentina, com Massa à frente do ultraliberal de direita, Javier Milei, foi comemorado pelo Planalto

Sergio Massa está à frente do ultraliberal de direita, Javier Milei. Foto: Reprodução

O resultado do primeiro turno nas eleições da Argentina, com o candidato peronista Sergio Massa à frente do ultraliberal de direita, Javier Milei, foi comemorado pelo Planalto. Uma eventual vitória de Milei é vista com preocupação pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após as duras críticas do argentino ao mandatário brasileiro.

Candidato do atual governo, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, surpreendeu e terminou o primeiro turno liderando, com 36,5% dos votos. Já o deputado federal de extrema-direita Javier Milei, até então favorito por ter vencido as primárias, ficou em segundo lugar, com 30%. Eles disputarão o segundo turno em 19 de novembro.

Ministros do governo se manifestaram nas redes sociais, momentos após o resultado, e reforçaram apoio a Massa na próxima fase do pleito. Na avaliação do Planalto, o candidato do governo deve ter um segundo turno ”apertado” contra o ultraliberal de posições polêmicas: entre elas, dolarizar a economia e romper com os demais países sul-americanos.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou estar ”na torcida para que aqueles que desprezam a vida e a democracia sejam derrotados”.

Ele prosseguiu: “Então, tem implicações muito grandes essa questão da integração, não é uma coisa isolada, ‘cada um cuida de sim’. A gente tem que pensar o todo da região, para ver a forma mais adequada de fazer essa região voltar a se desenvolver. Estamos aí há muitos anos sem se desenvolver.”

Vitória da direita na Argentina não seria risco

Especialistas consultados pelo Metrópoles avaliam que apesar de promessas de rompimento com o governo brasileiro e as críticas a Lula, quem Milei define como um presidente ”comunista e furioso”, uma eventual vitória da direita na Argentina não representa risco significativo para a relação entre os dois países. Saiba mais