Representantes do INCRA se reúnem com integrantes do MST em Maracás e viabilizam encontro com os governos estadual e federal

Encontro aconteceu em uma área ocupada pelo MST, no escritório da FERBASA

Representantes do Governo Federal estiveram em Maracás, nesta segunda-feira (15), onde se reuniram com integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST), que ocupam, desde o último dia (06) de maio, uma área que sedia o escritório da Companhia de Ferro Ligas da Bahia (FERBASA).

De acordo com o líder do movimento, Abraão brito, em contato com o Blog do Marcos Frahm, visitaram o Assentamento Márcio Matos o Coordenador-Geral do Departamento de Mediação e Conciliação Agrária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Daniel Josef Lerner, Marcos Nery, chefe da unidade no Estado da Bahia e Maíra Coraci, diretora da Câmara de Conciliação Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Ainda segundo Aabraão, o encontro serviu para abrir discussões sobre os processos de reintegração de posse que os assentados enfrentam depois da ocupação de fazendas na região do Vale do Jiquiriçá. ”Diante desses conflitos, o INCRA esteve com a gente, na feira nacional em São Paulo, querendo compreender o processo e pediu uma reunião em Maracás para ajudar a intermediar uma reunião para assentar as famílias de Maracás, de Planaltino e suspender as reintegrações de posse. Um sucesso, diante das dificuldades que a gente vinha enfrentando com a Ferbasa e, no dia 17, às 09h, nós teremos uma reunião com o INCRA da Bahia, do Brasil, Ferbasa, MDA e MST”, esclareceu Abraão.

O grupo permanece nas dependências do escritório da FERBASA, em Maracás. No município de Jaguaquara, outras duas fazendas estão tomadas pelo movimento, uma às margens dda BA-250 e a outra nas proximidades da BR-116.