Quatro crianças são baleadas na Bahia em uma semana; estado lidera em homicídio de menores no Brasil, diz reportagem

A violência na Bahia não poupa nem mesmo quem está na infância. Nesta semana, ao menos quatro crianças foram atingidas por disparos de armas de fogo em Salvador e no interior do estado.

A mais nova das vítimas, um bebê de apenas um mês, não resistiu aos ferimentos e morreu após uma chacina na localidade conhecida como Quilombo, próximo a praia de Tubarão, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, no último domingo (21).

No mesmo dia, uma criança de dois anos foi baleada. Ela foi uma das quatro pessoas que ficaram feridas durante um ataque no bairro de Alto de Coutos. Na ofensiva, um casal foi assassinado.

Já na quarta-feira (23), homens armados invadiram uma casa em Feira de Santana e atiraram contra Gilvan Moreira Lima, de 28 anos e seu filho de 4 anos. A criança foi baleada no rosto. Os dois foram levados para uma unidade de saúde. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde deles.

O caso mais recente aconteceu no bairro Argemiro na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, quando cinco pessoas foram baleadas. Segundo a Polícia Civil, uma das vítima é uma criança de 5 anos, que foi atingida por cinco tiros, passou por cirurgia e passa bem.

Todos os casos são investigados pela Polícia Civil.

LÍDER EM HOMICÍDIOS DE MENORES
Nos anos de 2021 e 2022, a Bahia foi campeã em mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado em julho, no estado foram computadas as mortes de 432 pessoas com idades entre 0 e 17 anos. Em 2021 o número foi de 347, um aumento de 24,5% de um ano para o outro.

No ano passado, os três primeiros lugares neste quesito são ocupados por estados do Nordeste. O Ceará ocupou o segundo lugar no ranking com 241 registros, seguido de Pernambuco que contabilizou 194. Em 2021 as posições se repetiram com Ceará (272) e Pernambuco (232) na sequência.

A Bahia não lidera o ranking macabro apenas em números absolutos. De acordo com o Anuário, a taxa de homicídio de menores no estado é de 12%, seguido de Ceará (11%) e Espírito Santo (8,6%). As informações são do site Bahia Notícias