Quase metade das operações realizadas pela PRF em rodovias federais foi no Nordeste

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizou neste domingo (30), dia da votação do segundo turno, pelo menos 560 operações de fiscalização contra veículos fazendo transporte público de eleitores. Quase metade ocorreu na região Nordeste.

De acordo com a TV Globo e o portal G1, as primeiras 549 operações registradas se distribuíam da seguinte forma pelo país: 272 no Nordeste (49,5%); 122 no Centro-Oeste (22,22%); 59 no Norte (10,7%); 48 no Sudeste (8,74%), e 48 no Sul (8,74%).

Pelas informações no sistema interno da PRF, não é possível saber se os veículos foram parados antes ou depois de os eleitores votarem. No sábado (29), o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, proibiu que a PRF realizasse qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores no domingo, para não atrapalhar a votação.

Diante de relatos de que as operações estavam ocorrendo, em especial no Nordeste, Moraes intimou o diretor da PRF, Silvinei Vasques, a interromper imediatamente as ações de fiscalização.

Se Silivinei não cumprir, pode ser multado em R$ 100 mil a hora, ser afastado das funções e preso. O diretor da PRF foi ao TSE prestar depoimento no início da tarde deste domingo. Na noite do sábado, Silvinei Vasques postou no Instagram um pedido de voto no presidente Jair Bolsonaro. Depois, apagou o post.