Promessa de Rui, obra que vai levar água do Paraguaçu para Planaltino, Maracás, Planaltino, Itiruçu, Lagedo Irajuba e Jaguaquara é iniciada

Obras são executadas atualmente entre Maracás e Lagedo. Foto: Blog do Marcos Frahm

Uma das obras mais cobradas e aguardadas por moradores da região do Vale do Jiquiriçá, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que vão fazer a transposição de águas do Rio Paraguaçu a municípios do território de identidade, que teve a ordem de serviço assinada pelo então governador Rui Costa em Junho de 2022 já estão sendo executada.

As obras, realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA através da empresa contratada CCP, vencedora de processo licitatório, margeiam a Rodovia BA-250 e a rede de tubulação já estão sendo implantada nos trechos que compreendem os municípios de Maracás e Lagedo, com máquinas e homens atuando. Os investimentos são da ordem de R$ 174 milhões.

O novo sistema reflete também uma luta do deputado estadual Euclides Fernandes, que por várias vezes, em público, apelou ao governador e hoje ministro Rui Costa para que atendesse ao pedido protocolado por ele e por outras lideranças da região.