Maracás: Professores fazem manifestação para reivindicar o piso; prefeitura diz que dialoga com APLB

Grupo se aglomera em frente à Prefeitura. Foto: Leitor/BMFrahm

Um grupo de professores da rede pública municipal de ensino de Maracás saiu as ruas centrais da cidade nesta segunda-feira (27), se aglomerando em frente à Prefeitura, na Praça Rui Barbosa, para reivindicar o reajuste salarial de 14,9% anunciado pelo Ministério da Educação.

Liderados pela representante da APLB Sindicato, Dina Matos, o grupo vestindo preto e utilizando faixa com frase de efeito também se posicionou em frente ao prédio da Câmara de Vereadores, chamando a atenção dos representantes do Poder Legislativo.

Eles alegam que a gestão municipal não  sinalizou para concessão do reajuste. Já a secretária da Educação, Adineide Novaes, falou ao Blog do Marcos Frahm após ser indagada sobre o ato público da APLB e disse que o Município mantém o pagamento do piso anterior, de 33%, inclusive aos professores do REDA e aos não readaptados, que não estão em sala de aula, mas que por limitações financeiras enfrentadas no momento pela Prefeitura ainda não foi concedido o reajuste anunciado pelo governo atual.

Disse que a Prefeitura vem fazendo complemento para pagar a folha na sua totalidade e que para pagar o novo piso o Município teria que buscar alternativas, aportar recursos para tentar atender as reivindicações, mas que não poderia garantir o sim ou não e que aguardaria a decisão do prefeito Soya Novaes, que se encontra em Brasília, para abrir um diálogo com a APLB e tratar do assunto que já vem sendo discutido, com o conhecimento do jurídico de a ambas as partes.