Presidente da UPB, Quinho cobra da ViaBahia duplicação da BR-116 e edificação de passarelas

Presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho. Foto: Divulgação

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, participou na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do CEMAE, em Vitória da Conquista, de uma reunião com a VIABAHIA para que a concessionária possa prestar esclarecimentos sobre as cláusulas contratuais que não vêm sendo cumpridas referentes à realização das obras para a duplicação da BR-116 e a edificação de passarelas ao longo do anel viário de Vitória da Conquista. O encontro contou com a participação lideranças locais e da região Sudoeste engajadas no ”Movimento Duplica Conquista”.

Segundo o gestor, a duplicação do trecho da estrada que passa pela região Sudoeste está prevista no contrato de concessão firmado entre a empresa e o governo federal, em contrapartida dos pedágios que são cobrados para manutenção da rodovia. ”É inaceitável. Caso fosse qualquer uma prefeitura descumprindo um contrato, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal já estavam aqui na porta. Há 13 anos a Via Bahia descumpre o contrato e responde com falas desconexas, dizendo que está dando prejuízo. Se está dando prejuízo, rompe o contrato e o governo federal faz um novo leilão trazendo uma empresa responsável, porque infelizmente a ViaBahia trata o povo baiano com irresponsabilidade”, reclamou o presidente da UPB.

De acordo com o representante do Duplica Sudoeste, José Maria Caires, a rodovia Rio-Bahia, BR 116, foi asfaltada na década de 1960, quando haviam menos de 800 mil veículos circulando pelas estradas federais brasileiras. Hoje, são mais de 60 milhões de veículos. A BR-116 é uma das únicas ligações entre o Mercosul e os estados brasileiros.