Presença de viaturas da PPF e de outros veículos chama a atenção em Santa Inês; operação do MPT desperta curiosidade

PRF apoiou e deu egurança a representantes do MPT em Santa Inês. Foto: Leitor/BMFrahm

A presença de viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de outros veículos despadronizados circulando nesta quarta-feira (12) no município de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, chama a atenção de populares e as imagens dos veículos circulam nas redes sociais.

Segundo moradores, não se trata de operação de trânsito realizada pela PRF, pois não foi constatada nenhuma ação do tipo na BR-420, rodovia federal que corta o território. Populares acreditam que a PRF estaria fazendo acompanhamento de uma  suposta operação na região e as últimas informações são de que as viaturas trafegaram em direção a uma fazenda no município, mas nenhum órgão oficial teria se manifestado.

A redação do Blog do Marcos Frahm entrou em contato com a chefia da PRF Delegacia 10/3 de Jequié, que confirmou a participação da equipe em Santa Inês para acompanhamento de uma ação do Ministério Público do Trabalho -MPT, que estaria averiguando uma denúncia de suposto trabalho análogo à escravidão em uma fazenda da região, mas que no último contato mantido com integrantes da operação não foi confirmada a veracidade da denúncia.

”Realmente houve uma operação do Ministério Público do Trabalho, que só informa na véspera e foi vistoriar uma fazenda em busca de trabalhadores em situação análoga à escravidão, mas no último contato que eu tive com o pessoal da operação, não foi encontrado ninguém nessa situação. Haviam trabalhadores, mas poucos e antigos da fazenda. Os trabalhadores extraordinários que estavam prestando serviço já tinham ido embora. Esse combate, que havia sido praticamente suspenso no Brasil nos últimos anos retornou com toda força e a PRF está disponível para apoiar qualquer órgão que não tenha poder de polícia para combater qualquer crime”, disse o inspetor da PRF, Souza Neto.