Prefeitura informa que chuva foi de 159 milímetros e que 40 famílias ficaram desalojadas em Jaguaquara

Repórter Nayla Gusmão, da TV Sudoeste. Foto: Humberto Filho

Cerca de 40 famílias ficaram desalojadas após a forte chuva que atinge a cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, desde sexta-feira (3). Segundo a prefeitura, até segunda-feira (6) choveu 159 milímetros, 33% a mais do volume esperado para dezembro no município.

De acordo com a prefeitura, pelo menos mil pessoas foram prejudicadas de alguma forma. A aposentada Jaci Santana disse nunca imaginar enfrentar o que viveu desde a última sexta-feira. Ela ficou desabrigada e, no momento da chuva, estava na casa de um amigo. Em seguida, recebeu a notícia de que tinha perdido tudo.

”Eu chorei muito, porque eu fiquei com medo. Há muitos anos eu já passei pelo que passei sexta-feira” contou.

O pedreiro Valdino Souza mora na rua Abílio Teixeira, que fica na beira do rio. Como o rio Casca transbordou a rua foi uma das mais atingidas. Valdino Souza foi quem ajudou os vizinhos na hora do desespero.

”Os vizinhos perderam tudo, micro-ondas, geladeira, televisão, desmanchou tudo”, lamentou.

Em outro ponto da cidade, na rua do Quadro, Lourival Santos passou por uma situação parecida. O rio Casca passa próximo do quintal da casa dele, e na hora da chuva, o morador só pensou em salvar a esposa.

A água invadiu todo o quintal da casa da família e destelhou parte da casa.

Equipes da Defesa Civil nacional estão no município para colaborar com os trabalhos, analisar os danos e orientar os moradores. As famílias desabrigadas foram assistidas com cestas básicas e o aluguel social oferecidos pelo município. As informações são do G1