São João de Jequié não ocorrerá na Praça da Bandeira; festa será com Vila Junina, diz Prefeitura

São João de Jequié ocorrerá na Praça Ruy Barbosa. Foto: Secom

O São João de Jequié, diferente dos anos anteriores, não ocorrerá na Praça da Bandeira, área que sempre foi considerada circuito oficial da tradicional festa junina, na Cidade Sol. A Prefeitura, através de nota, surpreendeu a todos nesta quinta-feira (25) com a informação de que o poder público realizará a festa apenas com a programação da Vila Junina, que será montada na Praça Ruy Barbosa, o que não vai deixar o São João passar em branco. Informou ainda que os festejos terão início no dia 19 de junho (quarta-feira) e irá até o dia 23 de junho (domingo). De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, o motivo da redução foi por questões econômicas.

”A redução na dimensão do São João de Jequié, especificamente em 2019, se deu a partir de uma decisão responsável e coerente do prefeito, junto aos demais secretários, em razão da situação econômica que vem se agravando no país, especialmente nos municípios. O objetivo é diminuir os investimentos públicos na realização da festa, observando a razoabilidade em relação as contratações, para que possamos garantir, também, a manutenção de ações essenciais em outras áreas da administração pública, sem deixar de realizar a festa junina, tão simbólica pra cultura nordestina e para a população de Jequié”, afirmou o Secretário, conforme nota pública divulgada pela Prefeitura.

Segundo informações da Secretaria de Cultura, a programação contará, ainda, com a participação de alunos da rede municipal de ensino, cujas encenações estão sendo coordenadas pelas próprias instituições públicas de ensino, junto a Secretaria de Educação. O secretário Alysson Andrade disse ainda que, embora o São João deste ano seja realizado na Praça Rui Barbosa, a qualidade da festa está mantida, a exemplo do ano de 2018.