Prefeito reeleito do MDB, Digão de Mutuípe se filia ao PP durante visita do presidente Mário Negromonte ao município

Mário Negromonte filia prefeito de Mutuípe no PP. Foto: Rede social

No terceiro ano do seu segundo mandato consecutivo, o prefeito de Mutuípe, Rodrigo Maicon, o Digão, decidiu por uma nova opção partidária, mesmo sem poder disputar as eleições de 2024. Integrando o MDB desde o seu primeiro mandato, quando assumiu a Prefeitura de Mutuípe em 2017, depois de quebrar a hegemonia petista ao derrotar, em 2016, o ex-prefeito Carlinhos, histórica liderança do PT no Vale do Jiquiriçá, o atual mandatário da terra do cacau filiou-se ao Progressistas (PP). O ato de filiação ocorreu na noite desta sexta-feira (18), no plenário da Câmara de Vereadores, com a presença do presidente estadual da legenda, Mário Negromonte Jr.

Digão reuniu vereadores e apoiadores durante o ato e fez discurso emotivo, afirmando que o seu ingresso no PP renova as energias do grupo político governista. Embora se diga nos meios políticos que Digão ainda não definiu o nome do seu candidato nas eleições do ano que vem, conversas de bastidores revelam que o secretário de Administração, Gerson Santos, estaria cogitado, além de Jean do Mundo Rural.

O prefeito foi apoiador de ACM Neto (UB) na disputa pelo Governo do Estado em 2022 e atuou no território como coordenador da campanha do ex-prefeito de Salvador. Do outro lado, a turma  do PT, empolgada com a votação expressiva obtida por Lula e Jerônimo Rodorigues, 73,72% do total da cidade para presidente e 7.736 votos (57,27%) para governador se articula para enfrentar tentar retornar ao poder.

O vereador João Rauedys deve ser o candidato do PT nas elleições de Mutuípe

A sucessão municipal deve protagonizar um novo embate da gestão atual com o PT local, que deverá ser representado pelo filho do ex-prefeito Carlinhos, o vereador João Rauedys que, inclusive, no dia da filiação de Digão ao MDB recepcionava em Mutuípe o deputado federal Jorge Solla (PT), que participava de uma feira de saúde viabilizada pelo parlamentar junto à SESAB. Outros nomes, como: Maurício Rauedys, Ricardo Rocha e o ex-vice-prefeito Zé Carlos também estariam no páreo. 2024 reserva muitas surpresas.  *por Marcos Frahm