Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes estuda ir ao ato de Jair Bolsonaro com Tarcísio para amenizar efeito da presença

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) 21/05/2021. Foto: Edilson Dantas

Em meio ao dilema sobre participar ou não de ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), estuda chegar acompanhado de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). A avaliação é a de que com isso ele conseguiria dividir com o governador o peso da decisão de aderir à manifestação. Tarcísio já declarou que fará parte do protesto.

O ex-presidente é alvo de investigação da Polícia Federal por participação em suposta trama golpista para mantê-lo na Presidência. Bolsonaro marcou o ato para 25 de fevereiro, na avenida Paulista, e afirmou que pretende se defender das acusações que lhe tem sido imputadas. Caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa, ele poderá pegar uma pena de até 23 anos de prisão e ficar inelegível por mais de 30 anos.

Nunes disse a pessoas próximas que a tendência hoje é a de participar do ato, ainda que não tenha batido o martelo. O emedebista teme que Bolsonaro enxergue eventual ausência como traição, retire o apoio à sua reeleição e lance um concorrente que possa prejudicá-lo.

Os aliados que tentam dissuadir o prefeito afirmam que sua presença pode estreitar a vinculação da imagem de Nunes à do ex-presidente, dificultando a estratégia de apoio distanciado que o prefeito tenta estabelecer. Além disso, sua participação pode ser vista como endosso aos crimes que têm sido atribuídos ao ex-presidente. Por fim, pode associá-lo a discursos antidemocráticos que sejam entoados por Bolsonaro ou algum outro participante do evento.

Aqueles que defendem que Nunes vá à manifestação afirmam que a associação do emedebista a Bolsonaro já tem sido feita pelos opositores. Dessa forma, a adesão ao ato não teria impacto significativo.

*Fábio Zanini e Guilherme Seto, Folhapress