Prefeito de Itapetinga se reúne com adolescentes agredidos por guarda municipal e promete punição

Rodrigo Hage se reúne com adolescentes. Foto: Rede social

O prefeito de Itapetinga, no Sudoeste baiano, se reuniu, na manhã deste sábado (16), com familiares de jovens que foram agredidos e ameaçados por um guarda municipal, cujo caso ganhou ampla repercussão na mídia e gerou um protesto contra a Prefeitura. ”Hoje pela manhã visite as famílias e os adolescentes que foram vítimas de agressão na última quinta-feira. Na oportunidade pude pedir desculpas em nome da gestão, bem como hipotecar todo apoio possível, nas mais diversas esferas. Iremos punir severamente os culpados pelas agressões”, escreveu Rodrigo Hage (MDB) em rede social.

A situação ocorreu na noite de quinta-feira (14) e foi gravada por testemunhas. Os vídeos estão sob análise da Polícia Civil, que investiga o caso. Os manifestantes caminharam pelas ruas da cidade e pararam na porta da prefeitura, para pedir que as medidas legais sejam aplicadas e que o caso não seja esquecido. Familiares da vítima participaram do ato.

No primeiro momento, a prefeitura de Itapetinga informou que tinha afastado o servidor, identificado como Marcos dos Santos Silva. Horas depois, comunicou a exoneração. Um outro agente público assistiu a ação e não interveio. A prefeitura disse que ele passa por sindicância, mas que ainda não foi afastado porque isso depende de uma decisão do comando da Guarda Municipal. O nome dele não foi divulgado.

Além disso, conforme a prefeitura, o comandante da corporação, Weltom Vieira dos Santos, foi afastado das funções, para garantir lisura nas investigações do caso.

Entenda o caso

O guarda municipal foi filmado ao ameaçar e agredir um adolescente de 17 anos, na noite de quinta-feira (14). As agressões foram motivadas por um desentendimento entre a vítima e o filho do guarda, que também agride o jovem.

Nas imagens, é possível ver que guarda municipal está com uma arma em punho. Ele aborda o adolescente, que está sentado, e o xinga várias vezes antes de agredi-lo. ”Você conhece ele? Você sabia que é meu filho? Então agora você está sabendo, desgraça. Abaixe a mão, que eu quero bater só na sua cara, seu filho da p***”.

Depois de dar vários tapas no rosto do adolescente, o guarda também permite que o filho agrida o rapaz. Em seguida, ele pergunta quantos anos a vítima tem e onde ele mora. Enquanto faz os questionamentos, o filho dele segue a agredir o jovem com vários tapas no rosto.

As agressões físicas e verbais continuam, enquanto o guarda pergunta onde o jovem estuda. O filho do agente público também segue dando tapas no adolescente, enquanto um terceiro homem se envolve na situação e também bate na vítima.

É neste momento da gravação que o segundo guarda municipal aparece. Ele conversa com o colega agressor, e não faz nada com relação ao espancamento. As imagens encerram quando o filho do primeiro guarda municipal dá um chute na barriga do jovem.

Segundo a Polícia Civil, todos os envolvidos, inclusive as testemunhas, serão intimados a prestar depoimento. Uma pessoa foi ouvida ainda na sexta e outras vão até a delegacia a partir de segunda-feira (17). O agressor pode responder por lesão corporal dolosa.