O preço do produto carro-chefe no Mercado Produtor – Ceasa em Jaguaquara, o tomate, entra na terceira semana consecutiva em baixa, sendo encontrado até por R$ 08,00, em média, a caixa de 24 quilos, do tomate de segunda, por exemplo.
A caixa do tomate extra, considerado o de melhor qualidade, não passa de R$ 13,00. O preço do tomate na Ceasa reflete também nas feiras e supermercados. Mas enquanto as donas de casa comemoram a queda no preço do principal ingrediente da salada, os hortifrutigranjeiros lamentam o prejuízo, já que a venda cai e parte dos produtos acaba sendo doada pela Ceasa, quando o tomate começa a dar sinais de que vai estragar.
O curioso é que, o tempo, que não é chuvoso, não prejudica a produção do tomate que chega em grande quantidade na Ceasa de Jaguaquara, um dos principais centros de comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros da Bahia.
A falta de chuvas favorece a produção do produto na região. Há quem diga que, quanto menos chuva, melhor para produzir o tomate, ajudando na eliminação de pragas e doenças, mas a queda brusca no preço é o que não anima os produtores.