Em nota pública, Federação da Agricultura e Pecuária considera o cancelamento da Fenagro 2023 como ”frustrante”

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, externou sua preocupação quanto à notícia do cancelamento da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) divulgada, nesta terça-feira (24), pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). O evento, que este ano teria o tema ”Agrobusiness”, movimenta um público aproximado de 100 mil pessoas e é realizado no Parque de Exposições, na avenida Paralela.

Em nota, o representante da entidade disse que a informação foi recebida com surpresa, sendo ”extremamente frustrante para todos os produtores rurais da Bahia e de outros Estados, que confiaram na programação e investiram para participar da Feira”, diz trecho do documento, segundo o site Bahia Notícias.

Confira a nota na íntegra:

”A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), representante dos produtores rurais, vem manifestar sua preocupação pelo surpreendente cancelamento da 33ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) que, além de constar do Calendário Oficial, foi confirmada em 03/10/2023.

O evento, que é reconhecido como maior do Norte e Nordeste, encerraria o calendário de feiras agropecuárias da Bahia e do Brasil, e ocorreria no Parque de Exposições de Salvador de 23 de novembro a 3 de dezembro de 2023, com o tema ”Agrobusiness”.

As exposições de animais reúnem grande número de bovinos, caprinos, equinos, ovinos, etc., com programação de etapas nacionais de competições, como o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada (CBMP) previsto para este ano, leilões, shows e a possibilidade de realizar grandes negócios.

Além do expressivo número esperado de cerca de 2 mil animais, costuma comparecer à Feira público superior a 100 mil pessoas, com a participação de representações de dezenas de cidades, que trazem para os estandes os que elas têm de melhor, a exemplo da culinária, turismo e aspectos culturais, permitindo a aproximação das pessoas da cidade e do campo.

Esperava-se, segundo expectativas dos Órgãos Governamentais, movimentar mais de R$150 milhões em negócios na Fenagro 2023, além da parte de capacitação e disseminação de conhecimento, sempre marcante por intermédio de diversos cursos, treinamentos e outros eventos de orientação dos produtores e trabalhadores rurais.

Com a suspensão temporária da Fenagro durante a pandemia do Covid-19, esperava-se que em 2023 a retomada do mais importante evento do Setor Rural no Estado, sendo extremamente frustrante para todos os produtores rurais da Bahia e de outros Estados, que confiaram na programação e investiram para participar da Feira, o anúncio divulgado hoje.

Mais uma vez, lamenta-se o cancelamento da Fenagro, certos de que perdem o produtor rural e os entusiastas do setor e, principalmente, perde a Bahia, que hoje tem no Agro um dos seus principais pilares econômicos de geração de emprego e renda no interior do estado e também na capital”.