População mais jovem demanda mais internação no momento e secretário e Saúde faz alerta

Fábio Vilas-Boas chama a atenção dos jovens. Foto: Ascom/Sesab

A Bahia vive um momento de inflexão na história da pandemia de Covid-19. Nesta semana, pela primeira vez, o público entre 30 e 50 anos tem mais internados do que a faixa entre 50 e 90 anos, segundo o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

”Isso significa que hoje quem está sendo contaminado e demandando internação é a população mais jovem. É um recado muito importante neste momento para estas pessoas que estão participando de festas clandestinas irresponsáveis, de paredões”, afirmou.

Nesta quarta-feira (17), o governador Rui Costa afirmou, durante mais uma edição do Papo Correria, que a situação da Bahia já pode ser considerada de colapso na rede de saúde. O gestor exemplificou com a fila de 400 pessoas na regulação esperando um leito para ser internado.

Conforme o boletim epidemiológico da terça-feira (16), a Bahia tem 17.374 casos ativos, dos quais 15.277 seguem em acompanhamento domiciliar e 2.097 encontram-se internados. Os leitos de enfermaria atendem a 954 infectados, enquanto 1.143 estão em UTIs.