O Capitão/PM Isaías Jesus Silva assumiu nesta terça-feira (10), o comando da 3ª Companhia de Policiamento Comunitário do 19º PBM, com sede em Jaguaquara, e que abrange os municípios de Itaquara, Cravolândia, Santa Inês, Irajuba, Brejões e Nova Itarana. A solenidade presidida pelo Tenente-Coronel Mota Lima, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Jequié e que representou, no ato, o Comando Geral da corporação. O Capitão Augusto José, substituído do cargo, depois de um ano e meio comandando a 3ª Cia, assume a 1ª Cia de Jequié, que atende a área central da Cidade Sol. O Capitão Augusto, bastante elogiado por prefeitos e autoridades judiciais, disse em seu discurso de despedida que conseguiu honrar os ensinamentos de seus pais, ao exercer o cargo agindo dentro dos ditames da lei, de forma imparcial e que durante sua passagem pela 3ª Cia prezou pela relação cordial e de diálogo com os poderes, destacando o apoio do Judiciário e Ministério Público, porém com independência. Agradeceu aos seus ex-subordinados e a sociedade jaguaquarense pelo apoio recebido durante sua administração, iniciada em abril de 2015. ”Procurei cumprir o meu papel”.
Na ordem da solenidade, além dos prefeitos de Irajuba – Jerônimo Souza, Santa Inês – Hemerson Novaes, Cravolândia – Ivete Soares e Brejões – Sandro Correia, foram feitos agradecimentos em discursos, pela juíza de Direito, titular da Comarca de Jaguaquara, Andréa Padilha Sodré Leal Palmarella, e pelo promotor de Justiça Lúcio Meira Mendes. O representante do Ministério Público disse considerar Augusto José como um dos mais honestos oficiais da Polícia Militar da Bahia, que José ”é uma pessoa extremamente preparada para atuar na PM”. Ao seguir direcionando elogios ao agora ex-comandante da PM de Jaguaquara, Lúcio Meira afirmou que, desde o primeiro dia em que assumiu a Companhia em Jaguaquara, Augusto trabalhou com afinco pela segurança pública, dando tratamento isonômico a todos que recorreram ao apoio da PM.
Posteriormente, a juíza, por sua vez, disse que não era um dia especial, e sim de tristeza, pois marca a despedida de um dos mais atuantes oficiais da Polícia Militar com passagem por Jaguaquara, classificando-o como digno de respeito e admiração, e que não poderia deixar de comparecer, pela primeira vez, a um evento de transmissão de cargo da polícia para manifestar sua gratidão e reconhecimento pelo esforço empreendido pelo Capitão para o melhoramento da segurança no município. A magistrada desejou boas vindas ao Capitão Isaías, disse que sua responsabilidade será grande e ainda lamentou a carência de efetivo, de estrutura, sobretudo de viaturas e de motocicletas da PM na cidade e revelou a necessidade da implantação de uma Companhia Independente em Jaguaquara, citando como exemplos cidades de menor porte, como Maracás e Amargosa, onde unidades independentes foram instaladas.
O ato foi encerrado com discurso do Tenente-Coronel Mota Lima, reconhecendo que a mudança causou apreensão, expectativa, afirmando em dado momento que, a responsabilidade pela troca dos oficiais é sua, tranquilizando as autoridades presentes, destacando que o Capitão Isaías Jesus, irá corresponder às expectativas e que o objetivo é fortalecer ainda mais a relação entre polícia, Poder Judiciário, Poder Executivo e sociedade. Pediu aos prefeitos que colaborem com apoio a PM, em seus respectivos municípios.
O novo Comandante da 3ª Cia, já assumiu inúmeras funções importantes na corporação, sendo, dentre outras, chefe do setor de qualidade e telemática e chefe do setor administrativo da 33ª CIPM de Valença, Comandante do 5º Pelotão de Camamu, chefe do setor de pessoal e da seção de apoio administrativo e financeiro da 55ª CIPM de Ipiaú, Comandante do 2º Pelotão de Aiquara e Barra do Rocha, Comandante do 3º Pelotão de Ibirataia, chefe da seção de Planejamento Operacional e Corregedor Setorial da 55ª CIPM de Ipiaú e Comandante da 1ª Cia de Jequié.
Na oportunidade, ainda foram feitas homenagens a policiais promovidos a Cabo e Sargento, respectivamente, com medalhas de bronze e prata pelos serviços prestados nos últimos anos a corporação. Para reprodução da matéria, é necessário apenas dar crédito ao Blog Marcos Frahm.