Polícia Federal prende servidor dos Correios de Jequié acusado de furtar e distribuir mercadorias com carro de órgão

Segundo a PF, as investigações apontaram que o servidor era o principal responsável. Foto: PF

Um servidor do Centro de Distribuição dos Correios de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, foi preso na manhã desta terça-feira (25) pela Polícia Federal (PF). Um mandado de busca e apreensão e outras medidas cautelares são cumpridas durante a segunda fase da Operação Postal.

Segundo a PF, as investigações apontaram que o servidor era o principal responsável pelos desvios das encomendas revendidas na região. As entregas dos itens desviados chegavam a ser realizadas com o próprio carro oficial das Correios, dentro do horário de expediente.

Ainda segundo a corporação, o esquema, que antes se pensava ter ocorrido entre 2021 e 2022, ocorria há pelo menos seis anos, tendo sido intensificado no período da pandemia da Covid-19. As mercadorias mais visadas eram eletrônicos, especialmente aparelhos celulares.

A PF informou que os casos descoberto na segunda fase da operação foram apurados a partir da primeira fase da ação. No primeiro momento, a operação identificou um desvio de mercadorias da Central de Correios de Jequié da ordem de mais de R$ 1 milhão.

Além dos mandados judiciais, foi determinado também o bloqueio judicial no importe de mais de R$ 1 milhão das contas e bens dos investigados e a proibição de o servidor dos Correios de exercer suas funções públicas.

Os delitos apurados na operação são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, receptação qualificada e peculato desvio, cujas penas máximas podem somar mais de 20 anos de prisão.