Pesquisa mostra que pessoas casadas são mais felizes; adultos casados são muito mais felizes, aponta levantamento

De acordo com uma pesquisa publicada pela Gallup, na última sexta-feira (9), adultos casados são muito mais felizes do que aqueles em qualquer outro status de relacionamento.

Os dados são resultados dos relatos de mais de 2,5 milhões de adultos nos Estados Unidos, que foram questionados, entre o ano de 2009 a 2023, sobre como avaliariam a sua vida atual em uma escala de 0 a 10, sendo 10 a classificação mais alta possível.

Os pesquisadores também questionaram aos entrevistados qual seria o seu nível de felicidade daqui a cinco anos. O estudo considerava como próspera, a pessoa que classificasse sua vida atual como sete ou mais e prevese seu futuro como oito ou mais.

Diante das respostas, os níveis de felicidade das pessoas casadas apareceram consistentemente mais elevados do que os de seus colegas solteiros. As taxas variaram entre 12% e 24% mais elevadas, dependendo do ano, e já com os ajustes de fatores como idade, raça, etnia, gênero e educação, segundo os dados.

”Coisas como raça, idade, gênero e educação são importantes. Mas o casamento parece importar mais do que esses fatores quando se trata de algo como essa medida de viver a sua melhor vida”, afirmou Bradford Wilcox, professor de sociologia e diretor do Projeto Nacional de Casamento da Universidade da Virgínia, que participou da revisão e edição da pesquisa da Gallup.