Pássaros silvestres e jabutis são resgatados dentro de ônibus de viagem na BR-116, em ação da Polícia Rodoviária

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram aves silvestres e jabutis, em trecho do município de Vitória da Conquista, na Região Sudoeste da Bahia. Os flagrantes aconteceram nesta sexta-feira (23) , em frente a unidade operacional da PRF.

Ao abordarem três ônibus em momentos distintos, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e avistaram os animais aprisionados de forma precária e demonstrando total falta de cuidados, configurando o crime de maus-tratos.

Entre os animais resgatados foram encontrados 5 jabutis. Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves e os reptéis foram encaminhados ao órgão ambiental CETAS, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.